Orgonizador Paduhélio em Prudente

Teatro de rua em SP (21.08.07)
Casa das Fases, Ponto de Cultura de Londrina (PR), apresenta o espetáculo de rua “Orgonizador Paduhélio – Para Todos os Sentidos”

A Cia. de Theatro Fase 3, do Ponto de Cultura Casa das Fases, de Londrina (PR), apresenta-se no XIV Fentepp – Festival Nacional de Presidente Prudente (SP), com a peça “Orgonizador Paduhélio – Para Todos os Sentidos”. O espetáculo será apresentado no dia 23 de agosto, às 11h e ás 16h, na Praça Nove de Julho (Presidente Prudente/SP). O grupo já percorreu várias cidades com esta peça, que é encenada desde 2004. Na cidade de Ponta Grossa, a Cia. de Theatro Fase 3 recebeu o prêmio de melhor espetáculo de rua.

A peça é encenada em uma instalação (uma espécie de caixa) feita com uma armação de ferro (4 metros de comprimento x 2 metros de altura), coberta com retalhos de panos, fuxicos e uma colcha de retalhos. A estrutura é montada em praças, escolas e outros locais públicos, onde circulam muitas pessoas. O público, uma ou duas pessoas de cada vez, é convidado a conhecer o interior da caixa, onde viverá uma experiência teatral com os atores da Cia.. As apresentações duram em média cinco minutos e, segundo o produtor do espetáculo, Fabrício Borges, tempo necessário para encantar o público. “A pessoa que está passando para por um momento, deixa a correria do dia-a-dia e participa dessa experiência teatral, que foge ao convencional”, diz Borges.

No interior dessa “caixa”, há um ambiente preparado para estimular todos os sentidos, luzes, espelhos, sons e odores, que ativam a imaginação do público. Os atores da Cia. apresentam para o público 11 cenas com textos da poetisa mineira Adélia Prado. O tema principal é a condição da mulher, assunto extremamente ligado ao grupo, composto por 11 senhoras e apenas um senhor. De acordo com Fabrício Borges, a reação do público é variada, mas a maioria se encanta. “Cada pessoa reage de uma forma, muitos têm medo de entrar na caixa e ficam observando de longe. Quando as pessoas decidem participar, percebemos que ficam emocionadas”, declara o produtor da peça.

A Cia. de Theatro Fase 3 completará, em novembro de 2007, 21 anos de trabalho ligado à história e ao teatro, desenvolvendo atividades de pesquisa, montagem, apresentação, circulação de espetáculos e vídeos, além de oficinas formativas em Londrina (PR), sede do grupo, e outros locais do país. O grupo é uma das primeiras companhias de teatro com idosos do Brasil. O elenco é formado, em sua maioria, por mulheres com mais de 60 anos – muitas acumulam a experiência de 20 anos no palco, integrando a Cia. desde a fundação, em 1986.

Ponto de Cultura na TV
O trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura Casa das Fases foi mostrado no segundo Programa Cultura Ponto a Ponto, série de 26 programas produzida pela TVE Brasil, que visitou 60 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil em quatro meses. O segundo programa, que trabalhou a temática teatro de rua, apresentou, além da Cia de Theatro Fase 3, o grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro (RJ) e o Invenção Brasileira, de Taguatinga (DF). Foi exibido no dia 12 de agosto na TVE Brasil e no dia 19 agosto na TV Cultura.

Camila Jungles (camila.barbosa@minc.gov.br)
(matéria publicada neste link; Cultura Viva,  Ministério da Cultura)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s