Pés vermelhos na terra de cinzas e diamantes

 Cia Fase 3 retorna ao Brasil depois de participar do Transit 6 promovido pelo Odin Teatret

  A Cia de Theatro Fase 3 retornou nesta segunda feira (17) após participar durante 14 dias do Transit  6, realizado pelo Odin Teatret , na cidade de Holstebro, Dinamarca. O “VI Transit” é um Festival Internacional de Teatro e organizado pelo “Odin Teatret”, na cidade de Holstebro, Dinamarca, dirigido por Julia Varley integrante do Odin desde 1976 e uma das fundadoras do “Magdalena Project”, uma rede de mulheres no teatro contemporâneo que existe desde 1986.

O “Transit Festival” e o “Magdalena Project” estão empenhados em fortalecer a conscientização das mulheres para a contribuição do teatro e para o apoio prospecção e pesquisa, oferecendo oportunidades concretas para artistas trabalhadoras da cultura, tanto na profissão e no estudo.  Ambas as estruturas funcionam internacionalmente para dar voz às preocupações das mulheres que trabalham no teatro hoje.

(esq para dir) Julia Varley, Jandira Testa, Carmen Mattos,  Luciana Bazzo, João Henrique e Eugenio Barba

O “Transit” busca encorajar artistas a examinar o seu papel no futuro do teatro, apresentando o trabalho já realizado pelas mulheres, através da partilha de metodologias, analisando forma, bem como conteúdo e pela apresentação de novos materiais. O objetivo é a criação de oportunidades,  explorar novas abordagens para fazer teatro e refletir mais profundamente as suas próprias experiências e prioridades políticas. O “efeito cascata” do Trânsit Festival geralmente resulta em outros festivais e encontros, seminários e produções em estreito contato com a Rede do “Magdalena Project”

“O coração da ação, o nosso centro, se torna a nossa profissão, e como é evidente, a nossa periferia.” (Julia Varley)

O 6 º “Transit Festival”  reuniu exemplos de manifestações “periféricas”, convidando artistas que estão geograficamente e artisticamente colocados nas fronteiras. O programa incluiu workshops, performances, palestras, oficinas e apresentações artísticas.

 Cia Fase 3

O grupo Fase 3 apresentou três trabalhos durante a programação do Festival. O primeiro foi um worshop para 11 pessoas integrantes do Sonderland Center, um centro de convivência para idosos da cidade de Holstebro.  Foram cinco dias de trabalhos intensos com o atores do centro,  e teve como resultado  a perfomance  “Du Ma Ikke Glemme Mig” (Não te esqueças de mim)  apresentada nos jardins e instalações do Sonderland  para os participantes do Transit e comunidade.

No dia seguinte, (12) a Cia estreou a peça Para Dores Femininas, apresentada dentro de uma caixa preta, onde apenas um espectador é convidado a assistir as perfomances que duram cerca de 4 minutos.  A “Black Box” como ficou conhecida no festival, foi confeccionada especialmente pelos técnicos do Odin Teatret para nossa apresentação na Dinamarca. Foram quatro dias de apresentação para os participantes do Festival.  A Caixa foi montada dentro de um circo e ali atendeu mais de 150 pessoas durantes os quatro dias.

Outra oportunidade para a Companhia Fase 3, foi a de apresentar o “work in progress”, = (Igual), no dia 13/8, as 11h45 da Sala Branca.  Durante 20 minutos fora apresentadas algumas cenas do espetáculo que o grupo está criando. É a história de duas irmãs siamesas Maria e Rosalina,  que foram separadas no começo do século passado pelo Dr. Chapot Prevost. A sala ficou lotada de pessoas de todo o mundo que ao final aplaudiram de pé as atrizes Carmen Mattos e Jandira Testa.

A Cia Fase 3 volta feliz ao seus País, com o dever cumprido, com a missão de levar a sua arte e a Revolução dos Velhos por todo mundo.

Evoé!

Maiores informações:

casadasfases@yahoo.com.br

luciana@odinteatret.dk

WWW.casadasfases.wordpress.com

WWW.odinteatret.dk

(43) 3304.5757

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s